“Não se pode ensinar coisa alguma a alguém, pode-se apenas auxiliá-lo a descobrir por si mesma.” (Galileu Galilei)
domingo, 31 de outubro de 2010
LINUX
O Linux é um sistema operacional, ou seja, ele é responsável pela interface homem máquina. Foi desenvolvido inicialmente por um estudante finlandês Linus Trovalds em 1991 baseado no sistema operacional Unix e hoje é mantido por comunidades internacionais de programadores, outros profissionais na área de informática, etc.
Já o Linux Educacional é uma compilação do Linux (distribuição debian) com foco em aplicação a laboratório de informática educacional (LIE) e escolas.
Em sua versão 1.0 traz como interface gráfica o KDE 3.5, além de softwares educacionais vem também com aplicativos de uso geral como a suíte de escritório BrOffice.org 2.0, software para gravação de CD/DVD k3b 3.5.5, o browser Iceweasel 2.0.0.3 entre outros.
Caso tenha interesse em testar esta distribuição o download poderá ser feito no site http://webeduc.mec.gov.br, box do Proinfo.
Já o Linux Educacional é uma compilação do Linux (distribuição debian) com foco em aplicação a laboratório de informática educacional (LIE) e escolas.
Em sua versão 1.0 traz como interface gráfica o KDE 3.5, além de softwares educacionais vem também com aplicativos de uso geral como a suíte de escritório BrOffice.org 2.0, software para gravação de CD/DVD k3b 3.5.5, o browser Iceweasel 2.0.0.3 entre outros.
Caso tenha interesse em testar esta distribuição o download poderá ser feito no site http://webeduc.mec.gov.br, box do Proinfo.
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
PROJETOS....Hiperlink
O que são projetos?
São inúmeras as atividades humanas nas quais, atualmente, a idéia de projetos está colocada como uma nova forma de organizar e realizar as atividades profissionais.
Profissionais dotados de maior autonomia para tomar decisões, valorização do trabalho em grupo, desenvolvimento de vínculos de solidariedade e aprendizado constante são algumas das características incentivadas pela realização de projetos de trabalho. Em uma equipe que trabalha com vistas a realizar um projeto, são mais importantes a solidariedade e o cuidado com a contribuição de cada um para o todo, do que os níveis hierárquicos. A questão não é quem mandaem quem, mas se o projeto está se tornando realidade.
Entendendo a idéia de projeto...
A palavra projeto tem sido muito utilizada em várias áreas de atuação profissional. Nas escolas, falar em projeto pedagógico já se tornou moda há algum tempo. Mas, afinal, o que é um projeto? Qual das afirmações a seguir você acha mais correta?
Projeto é intenção, pretensão, sonho: “Meu projeto é comprar uma casa”.
Projeto é doutrina, filosofia, diretriz: “Meu projeto de país é muito diferente”.
Projeto é idéia ou concepção de produto ou serviço: “Estes dois carros são projetos muito semelhantes”.
Projeto é esboço ou proposta: “Todos têm o direito de apresentar um projeto de lei ao Congresso”.
Projeto é desenho para orientar construção: “Já aprovei e pedi ao arquiteto que detalhasse o projeto”.
Projeto é empreendimento com investimento: “A Prefeitura vai construir novo projeto habitacional”.
Projeto é atividade organizada com o objetivo de resolver um problema:“Precisamos iniciar o projeto de desenvolvimento de um novo motor, menos poluente”.
Projeto é um tipo de organização temporária, criada para realizar uma atividade finita: “Aquele pessoal é a equipe do projeto do novo motor”.
Todas as definições são corretas e abrangem significados do termo projeto. Neste texto, interessam os dois últimos, que definem projeto do ponto de vista do gerenciamento e administração. Projeto é atividade organizada, que tem por objetivo resolver um problema.
Uma importante distinção: projetos são diferentes de atividades funcionais.
Atividades funcionais são regulares (repetem-se sempre do mesmo modo, com pequenas variações) e são também “intermináveis”, ou seja, não têm perspectiva de serem finalizadas.
Já os projetos têm as seguintes características:
ü Objetivo definido em função de um problema, cuja solução é o critério para definir seu grau de sucesso.
ü Em geral, são realizados em função de uma necessidade específica, um problema.ü São finitos: têm começo e término programados. Solucionado o problema, o projeto termina.
ü São “irregulares”, ou seja, fogem da rotina.
Optar pela criação e implementação de um projeto, para resolver determinado problema que se tem pela frente, é uma decisão gerencial, que depende de critérios. No transcorrer do trabalho cotidiano, os profissionais envolvidos percebem problemas que atrapalham o bom desenvolvimento das ações. Esse é um exemplo de situação em que a criação e implementação de um projeto podem ajudar a resolver um determinado problema e, em conseqüência, colaborar de maneira decisiva para o trabalho em geral.
Um exemplo real: Em uma escola estadual da periferia da cidade de São Paulo, professores e direção constataram a necessidade de melhorar muito os serviços da cantina. Organizaram a partir daí um “projeto para nova cantina”. Em seguida, escolheram a comissão de educadores e pais que iria implementar o projeto. Em poucas semanas, a equipe já havia organizado uma concorrência para admitir novos administradores para a cantina. Com o esforço pessoal da diretora da escola, a comissão conseguiu uma verba junto à Secretaria de Estado da Educação para a reforma da cantina. Depois de três meses, a nova cantina já estava em funcionamento. É importante ressaltar que a verba foi conseguida pela escola graças a uma pesquisa anterior dos participantes do projeto. Pesquisando junto aos órgãos da Secretaria, o grupo descobriu que havia um fundo destinado à construção ou reforma de cantinas e outros equipamentos escolares. Essa experiência ilustra bem uma das características de um bom projeto, ou seja, a capacidade de conseguir os recursos materiais, financeiros ou humanos necessários para a sua conclusão.
A equipe de educadores de uma escola, além de considerar os projetos do ponto de vista didático, deve sempre estar atenta para os diversos problemas que existem ou surgem no trabalho e que podem ser resolvidos com a criação e implementação de um projeto.
Problemas comuns na implementação de projetos
Nenhuma abordagem, por mais sofisticada, assegura o êxito de um projeto. Muitas vezes, um detalhe põe tudo a perder. Há problemas que devem ser evitados:
ü Objetivo confuso. Projeto com objetivo confuso tem alta probabilidade de fracasso. Não se sabendo onde se deve chegar, não se chega a lugar nenhum. O objetivo confuso pode ter várias origens: 1. O problema não foi estudado e entendido corretamente. Houve pressa em iniciar, sem clareza do problema. 2.Coordenador e equipe não entendem o problema e fazem suposições incorretas sobre o resultado a ser alcançado. 3. Objetivo claro, mas não coerente com o problema. O resultado a ser alcançado é incompatível com o problema.
ü Execução confusa. As condições de execução tornam-se confusas nas situações a seguir: 1. As regras de decisão são imprecisas. Não há políticas nem procedimentos para resolver problemas e conflitos. 2. Autoridade e responsabilidade estão indefinidas. Não se sabe direito quem tem poderes e atribuições para quê. 3. Atividades não são coerentes com o objetivo. Isso pode ocorrer mesmo quando o problema e o objetivo são coerentes. 4. A previsão de recursos é incoerente com as atividades. Os recursos podem ter sido subestimados ou superestimados. 5. A atividade avança muito sem que pelo menos as intenções básicas do projeto estejam bem definidas.
ü Falhas na execução: Projetos podem ser muito bem planejados e organizados, mas isso ainda não é garantia de sucesso. Podem ocorrer falhas na execução. Uma das mais comuns é a seguinte: um detalhe vital não funciona e põe tudo a perder, simplesmente porque todo mundo achou que era importante demais e que outra pessoa iria cuidar daquilo.
Condições para o êxito
A experiência mostra que as seguintes condições afetam positivamente a probabilidade de sucesso do projeto:
ü Definição do problema. Projetos bem sucedidos, de forma geral, são definidos a partir do problema a ser resolvido e da clareza com que se define a solução do problema. O mais importante é definir com clareza os objetivos do projeto. Uma vez decidida a realização de um projeto, deve-se discutir exaustivamente como o problema pode ser resolvido e as características do resultado final, descritas nos objetivos do projeto ou em suas metas. Sempre que possível, o próprio título do projeto deve indicar as características do resultado final. Por exemplo: reforma, instalação e colocação em funcionamento da cantina escolar. Quanto mais tarde se deixa para realizar essas discussões e definições, mais difícil se torna a implementação do projeto.
ü Envolvimento da equipe. Quanto mais o projeto representa um desafio para a equipe envolvida, maior é a probabilidade de que venha a ter sucesso. Projetos bem sucedidos criam na equipe uma sensação de propriedade: “Este é o nosso projeto, o problema que temos de resolver”.
ü Planejamento. Projetos bem sucedidos são muito bem planejados. Uma vez estabelecidos os planos, no entanto, a equipe tem grande liberdade para executá-los. A probabilidade de o projeto ter sucesso aumenta se durante a sua implementação houver um cronograma de providências e resultados bem elaborado, a partir do qual, os participantes possam controlar o bom andamento dos trabalhos em direção aos resultados previstos. Outro fator que contribui com o sucesso de um projeto é procurar prever problemas que possam surgir em sua implantação e, com a antecedência necessária, preparar-se para resolvê-los, caso eles realmente aconteçam. Existem projetos que necessitam de recursos financeiros para sua implementação. Nesses casos, é preciso haver um bomplanejamento dos custos do projeto, considerando-se quanto se vai gastar e de onde sairá o dinheiro. A existência de um coordenador é também uma providência necessária para que um projeto seja bem implementado e atinja a meta definida. A definição da função de coordenador e sua importância para um projeto encontram-se no item a seguir.
(Final do trecho adaptado do texto Gestão de projetos, presente no livro Gestão da Escola, do Programa de Melhoria do Desempenho da Rede Municipal de Ensino de São Paulo)
Cuidados para o bom desenvolvimento de projetos
Criar um projeto é definir um resultado a ser alcançado
Existem situações em que os resultados de um projeto são fáceis de definir. Por exemplo, em meados de maio, muitas escolas começam a pensar na festa junina. Para que não seja apenas um evento, pode-se então desenvolver um projeto paraplanejar, organizar e realizar uma festa junina que envolva toda a comunidade escolar. Em casos assim, os resultados bem definidos orientam o planejamento e a implementação do projeto. Para fazer uma festa junina é preciso escolher uma data e pensar nos preparativos: decoração da escola, quadrilha, venda de refrigerantes e comidas (quais?), jogos (derrubar latas com bolas de meia, coelho que entra na casa, argola, etc.). É preciso pensar ainda na divulgação externa (faixas, cartazes, rádio local, jornal do bairro, carta aos pais e responsáveis) e interna (comunicação aos alunos, professores e funcionários). Em muitas escolas pode ser necessário, em uma festa na qual a escola permanecerá aberta, pedir a presença de policiais para evitar ocorrências indesejáveis. Para cada um dos itens mencionados acima é preciso haver pessoas que se responsabilizem por sua resolução. É fundamental destacar que esta e outras festividades que têm origem na tradição popular devem ser sempre contextualizadas, possibilitando um enfoque enriquecedor e envolvendo a família e toda a comunidade.
Outros casos em que os resultados do projeto já estão definidos pela própria situação: limpeza e pintura das paredes externas da escola; mutirão de limpeza das áreas externas da escola (pátio, jardins, quadras, corredores, etc.); mutirão para a remodelação dos jardins da escola; organização e realização de um torneio de voleibol entre as turmas de Ensino Médio; organização e realização de um festival de música aberto a todos os alunos, professores, funcionários e familiares de alunos. Porém, nem sempre as coisas são tão simples assim. Quando o problema é o que fazer para acabar com depredações nas instalações da escola, ou como diminuir o número de alunos em recuperação nas quintas séries, ou ainda, como conseguir a participação das famílias dos alunos na vida escolar, as coisas se tornam mais complicadas. É preciso, então, refletir sobre os problemas e pensar em quais podem ser os resultados esperados para um projeto, pois este é o primeiro passo para planejar e implementar esse projeto com grandes possibilidades de êxito.
A implementação do projeto e a avaliação permanente
O projeto começa a se tornar uma realidade, diversas pessoas já estão em plena atividade resolvendo problemas, tomando providências, realizando tarefas necessárias à consecução dos objetivos. Durante esse período de implementação do projeto, é muito importante que a equipe, liderada pelo coordenador, mantenha-se atenta à execução do cronograma, acompanhando se as coisas estão dando certo, se o que foi imaginado está se realizando. O papel do coordenador nesse processo é muito importante, pois essa preocupação com a avaliação deve estar presente todo o tempo, desde o começo da execução do cronograma, e não somente quando o projeto está no final, ou quando as coisas já não deram certo. Por exemplo, se uma tarefa deve estar pronta dentro de uma semana e ainda não há perspectivas de ser resolvida, o coordenador precisa chamar o responsável, ver o que está acontecendo, se a pessoa precisa de ajuda, se há algum problema relacionado com a própria tarefa e se tudo estará resolvido no prazo previsto. A avaliação permanente deve se concretizar em ações corretivas, assim, se for preciso, o coordenador deve tomar as providências necessárias para que a tarefa esteja feita no prazo.
Perguntas e providências que auxiliam no planejamento e implementação de projetos
Quais as tarefas e providências necessárias à implementação do projeto e quando elas devem ocorrer?
O que não pode ser esquecido, pois poria tudo a perder?
Itens do planejamento que não devem ser esquecidos:
ü Todo bom plano de trabalho tem um cronograma, no qual todas as tarefas e providências estão relacionadas, com data de início, final e nome dos responsáveis.
ü Fechando o cronograma, encontram-se os resultados do projeto e a data planejada para sua finalização.
ü Relacionada a cada tarefa ou providência, aparece(m) o(s) nome(s) do(s) responsável(is) pela sua execução.ü Um bom cronograma de implementação deve estabelecer os momentos em que a equipe irá se reunir com o propósito principal de avaliar a execução do plano e verificar se o que foi imaginado está acontecendo, ou se há necessidade de alterar tarefas, providências e prazos.
Os projetos no espaço escolar
Em uma escola, os projetos podem ser utilizados em vários aspectos diferentes do trabalho. Pode-se desenvolver projetos em trabalhos da administração escolar, em ações de apoio ao trabalho pedagógico e em outros aspectos do funcionamento escolar que não envolvem o ensino diretamente. Já os projetos didáticos têm por meta principal o ensino de alguns conteúdos predeterminados e neles a participação dos alunos é, evidentemente, indispensável.
Professores, equipe técnica, direção e pais podem utilizar a idéia de projeto para planejar, organizar e realizar uma festa na escola, uma feira cultural ou um festival de música. Nesses casos, a participação de alunos deve ser decidida pelos educadores. Os alunos podem estar presentes desde o planejamento, ou serem convidados a colaborar somente no momento da realização. Os objetivos educativos relacionados ao projeto é que devem orientar os educadores quanto à participação de alunos nesses casos.
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sábado, 9 de outubro de 2010
UNIDADE I - 1.5 MEIO AMBIENTE- PORTAL DO PROFESSOR
INTERAGIR COM A NATUREZA SEM PREJUDICAR O MEIO AMBIENTE
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
-Investir
na mudança e transformação do pensamento, visando uma qualidade de vida
que se relacione com a preservação da natureza;
-Reconhecer a importância de se preservar as áreas verdes para a melhoria da qualidade de vida;
-Identificar a presença do verde na escola.
-Reconhecer a importância de se preservar as áreas verdes para a melhoria da qualidade de vida;
-Identificar a presença do verde na escola.
Duração das atividades
3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conceito de Meio Ambiente
Estratégias e recursos da aula
• 1ª aula: Assistir o vídeo: Meio Ambiente – Educação e Consciência Ambiental;Discutir com os alunos com base no vídeo os seguintes questionamentos:- O homem destrói a natureza (causa o desmatamento, envenena o ar, polui as águas e maltrata os animais). Qual é a resposta da natureza?
- Que atitudes o homem pode tomar para mudar essa realidade?
- A presença de árvores e áreas verdes pode contribuir para a melhoria do meio ambiente?
• 2ª aula: Passeio no pátio da escola para conhecer e catalogar os diversos tipos de plantas existentes na escola (frutíferas e ornamentais);
Durante o passeio, fotografar os alunos em contato com as plantas observadas;
De volta á sala de aula, contar o que acharam do passeio e das plantas que encontraram. Fazer no quadro um registro da observação do coletivo.
• 3ª aula: Fazer um painel com as fotos tiradas e o registro coletivo.
sexta-feira, 1 de outubro de 2010
O QUE FAZER COM OS CDS?
Como sabemos , algumas ferramentas tecnológicas passam por nós , com uma velocidade incrível , e depois o que nos resta são amontoados de apetrechos tecnológicos que , muitas acabam no lixo .... Aqui vai uma idéia muito criativa , de como trabalharmos com nossas crianças , a questão da reciclagem além da aprendizagem.... Essa idéia ,é da Revista do Professor Sassá.... ÓTIMA!!!!
sábado, 18 de setembro de 2010
sábado, 11 de setembro de 2010
UHUUUUUUUU...... CONSEGUI !!!!!!!!!
Meu Deus como a gente sofre com a tal da tecnologia , estou aqui á umas 3 horas só para postar esses slides ... Até que enfim consegui.... agora é só comemorar.....e postar muitos outros......... uuuuhuhuhuhuhuhu........
sexta-feira, 3 de setembro de 2010
UNIDADE I - MEMORIAL PROFISSIONAL
Me chamo CARLA APARECIDA DE MATTOS LIMA, Nasci (1977) em Cornélio Procópio - PR ,onde vivi por alguns anos, mas precisamente uns 6 anos.
Depois fui com meus pais para Camapuã,MS e em seguida para Campo Grande MS(aqui permaneci até meus 12 anos). Após alguns acontecimentos que não vem ao caso agora , vim para Campo Verde em 1990 e onde permaneço até hoje, aqui em Campo Verde , conheci meu marido , fiz o Magistério ( terminei em 1997), em seguida fiz o concurso da prefeitura municipal (2000) e passei,este assumi em 25/04/2002.
Em 2004 prestei vestibular para Ciências Biológicas , em uma turma especial da UFMT , que veio aqui para Campo Verde.
PASSEI , e fiz a faculdade ( época de sufoco,rsrsrsr) , colei grau em 17/07/2007 .
FIZ também especialização em Psicopedagogia em 2007/2008 pela OMEP.
ENFIM , minha história é essa ....
SOU Professora das séries iniciais.
CASADA , TENHO 3 LINDOS GAROTOS ( 17,13 E 7 ANOS ) .
Trabalho na Escola Municipal São Lourenço, há 8 anos...
Sou uma pessoa em continuo processo de transformação ...
sempre me aprofundando em vários assuntos , tentando aprender o máximo que consigo , pois a VIDA É CURTA... bjos e bem - vindos!!!
Depois fui com meus pais para Camapuã,MS e em seguida para Campo Grande MS(aqui permaneci até meus 12 anos). Após alguns acontecimentos que não vem ao caso agora , vim para Campo Verde em 1990 e onde permaneço até hoje, aqui em Campo Verde , conheci meu marido , fiz o Magistério ( terminei em 1997), em seguida fiz o concurso da prefeitura municipal (2000) e passei,este assumi em 25/04/2002.
Em 2004 prestei vestibular para Ciências Biológicas , em uma turma especial da UFMT , que veio aqui para Campo Verde.
PASSEI , e fiz a faculdade ( época de sufoco,rsrsrsr) , colei grau em 17/07/2007 .
FIZ também especialização em Psicopedagogia em 2007/2008 pela OMEP.
ENFIM , minha história é essa ....
SOU Professora das séries iniciais.
CASADA , TENHO 3 LINDOS GAROTOS ( 17,13 E 7 ANOS ) .
Trabalho na Escola Municipal São Lourenço, há 8 anos...
Sou uma pessoa em continuo processo de transformação ...
sempre me aprofundando em vários assuntos , tentando aprender o máximo que consigo , pois a VIDA É CURTA... bjos e bem - vindos!!!
CARLA LIMA
quinta-feira, 26 de agosto de 2010
Novas Tecnologias na Educação - Encontro 26/08/2010
Novas Tecnologias na Educação
Entrevista com Maria Elizabeth Biaconcini Almeida
JÁ È FATO , QUE HOJE EM DIA ,NOSSAS ESCOLAS E TAMBÉM OS PROFESSORES ,NÃO ACOMPANHAM A ERA TECNOLÓGICA.
NOSSA INSTITUIÇÃO , EMBORA TENTE , NÃO CONSEGUE ACOMPANHAR TANTOS AVANÇOS.
UMA PARTE POR TER QUE MINISTRAR CONTEÚDOS E ATINGIR OS OBJETIVOS PROPOSTOS DESDE O INICIO DO ANO, POR OUTRA PARTE ,AS VERBAS DESTINADAS Á EDUCAÇÃO NÃO SÃO O SUFICIENTE E POR MAIS QUE TENTE , É MERAMENE IMPOSSIVEL ACOMPANHAR AS TÊNDENCIAS TECNOLÓGICAS, DENTRO DE UMA ESCOLA PÚBLICA.
É UMA VERDADEIRA CONTRADIÇÃO, O PROFESSOR ENQUANTO TRANSMISSOR DE CONHECIMENTO , DEVERIA TRAZER AS “ NOVIDADES “ , MAS O QUE ESTÁ ACONTECENDO É JUSTAMENTE O CONTRÁRIO ... O ALUNO CHEGA ÁS SALAS DE AULA MUITO MAIS INFORMADO ...
E AÍ O QUE FAZER? É AS COISAS ESTÃO MUDANDO , E O PROFESSOR TEM QUE COMEÇAR A BUSCAR CAMINHOS PARA ADAPTAR-SE A ESSA NOVA REALIDADE.
MUITAS VEZES , A ESCOLA PODE ATÉ TER ALGUNS RECURSOS TECNOLÓGICOS( COMPUTADOR, DATA SHOW, FILMADORA , MAQUINAS FOTOGRAFICAS DIGITAIS) MAIS A NÃO FORMAÇÃO DO PROFESSOR( ISSO PODE OCORRER ,PELA FALTA DE TEMPO E DE RECURSOS FINANCEIROS ) ,O IMPOSSIBILITA DE USÁ- LAS.
MUITAS VEZES O PROFESSOR PODE ATÉ IR A CURSOS DE FORMAÇÃO , MAS O POUCO CONHECIMENTO DO PRÓPRIO PROFESSOR E A BARREIRA ENTRE EDUCADOR DO CURSO E PROFESSOR APRENDIZ TORNA A AULA INEFICAZ.
E ISSO PODE ATÉ PROMOVER O DESINTERESSE DO PROFESSOR EM FAZER NOVOS CURSOS.
É MUITA COISA TEM QUE SER REPENSADA , PRINCIPALMENTE POR NOSSOS GOVERNANTES , POIS BEM SABEMOS O DESCASO QUE OCORRE COM A EDUCAÇÃO E PRINCIPALMENTE COM O PROFESSOR.
CARLA LIMA
TICS
TIC - Muita gente está comentando, mas você sabe o que é?
TIC é a abreviação de "Tecnologia da Informação e Comunicação". Pesquisando nas várias definições existentes em livros, textos, Internet, revistas, etc., podemos dizer que TIC é um conjunto de recursos tecnológicos que, se estiverem integrados entre si, podem proporcionar a automação e/ou a comunicação de vários tipos de processos existentes nos negócios, no ensino e na pesquisa científica, na área bancária e financeira, etc. Ou seja, são tecnologias usadas para reunir, distribuir e compartilhar informações, como exemplo: sites da Web, equipamentos de informática (hardware e software), telefonia, quiosques de informação e balcões de serviços automatizados.
Estamos presenciando, já há alguns anos, o uso intenso da Internet por todos os segmentos da sociedade e isto esta fazendo com que inúmeras áreas sofram mudanças radicais em termos como inovação, criatividade, produtividade e conhecimento, por exemplo, estão forçando a procura de novas formas para aplicações tradicionais da área financeira, bancária, educação, segurança, transportes, engenharia, comércio, etc.
Outra área de crescimento do uso de TICs é a dos gestores públicos, nos seus processos administrativos, pois permite transparência e beneficia toda a sociedade. É o surgimento do governo eletrônico, o chamado "e-gov".
Utilização das TICs
Por exemplo, a área da educação pode usufruir as TICs dando pulos de qualidade e criatividade, tudo em nome de uma nova maneira de ver este "mundo" e isto irá fortalecer desde a educação básica às pesquisas científicas, passando pelo ensino à distância (EAD).
Um bom exemplo disso é que as TICs permitem que se ofereça grande quantidade de cursos variados a pessoas em áreas longínquas, principalmente aquelas desprovidas de bons colégios ou faculdades. Ou seja, através do uso de meios eletrônicos para gravação e transmissão de conteúdos educacionais, vários segmentos podem ser beneficiados. Assim, é esperado um aumento da oferta de aprendizado, independente de locais e de horários fixos, ou seja, permitindo se estudar em casa, em uma biblioteca ou até mesmo no local de trabalho no horário mais conveniente ao aluno.
Temos acompanhado o desenvolvimento e o sucesso desta nova modalidade educacional em vários países, que está gerando enormes quantidades de informações na forma digital, com grande potencial de aproveitamento e reutilização. Isto quer dizer que ela propiciará também, em um futuro não muito distante, que instituições de locais geográficos distantes, mas que tenham objetivos e interesses em comum, possam usufruir os mesmos recursos educacionais. Por que não?
Podemos pensar também em planejar grupos de estudos que trabalhem de forma "colaborativa", mesmo estando localizados geograficamente distantes um do outro, mas participando de trabalhos, como se estivessem todos em um ambiente de rede dentro de uma mesma sala de aula.
Fonte: http://imasters.uol.com.br/artigo/8278
sábado, 21 de agosto de 2010
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