INTERAGIR COM A NATUREZA SEM PREJUDICAR O MEIO AMBIENTE
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
-Investir
na mudança e transformação do pensamento, visando uma qualidade de vida
que se relacione com a preservação da natureza;
-Reconhecer a importância de se preservar as áreas verdes para a melhoria da qualidade de vida;
-Identificar a presença do verde na escola.
-Reconhecer a importância de se preservar as áreas verdes para a melhoria da qualidade de vida;
-Identificar a presença do verde na escola.
Duração das atividades
3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conceito de Meio Ambiente
Estratégias e recursos da aula
• 1ª aula: Assistir o vídeo: Meio Ambiente – Educação e Consciência Ambiental;Discutir com os alunos com base no vídeo os seguintes questionamentos:- O homem destrói a natureza (causa o desmatamento, envenena o ar, polui as águas e maltrata os animais). Qual é a resposta da natureza?
- Que atitudes o homem pode tomar para mudar essa realidade?
- A presença de árvores e áreas verdes pode contribuir para a melhoria do meio ambiente?
• 2ª aula: Passeio no pátio da escola para conhecer e catalogar os diversos tipos de plantas existentes na escola (frutíferas e ornamentais);
Durante o passeio, fotografar os alunos em contato com as plantas observadas;
De volta á sala de aula, contar o que acharam do passeio e das plantas que encontraram. Fazer no quadro um registro da observação do coletivo.
• 3ª aula: Fazer um painel com as fotos tiradas e o registro coletivo.