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sexta-feira, 19 de novembro de 2010

PROJETO MEIO AMBIENTE


PROJETO RECICLAGEM...



RECICLAGEM - ENCAIXE ESSA IDÉIA .....

Professora organizadora: Carla A. M. Lima 
Turma: 1° ano "C"
Ano de 2010

JUSTIFICATIVA

Diante da imensa carga de sucata que são jogados aleatoriamente na natureza toneladas que empobrece cada vez o nosso planeta.
Partindo dessa idéia o reaproveitamento vem mostrar que o lixo pode se, transformar, em brinquedos, objetos de forma prazerosa sem custo.
Para tanto o principal objetivo é dar a cada criança oportunidade de desenvolver a sua habilidade motora, intelectual e social.

Objetivo Geral
 Compreender a importância do processo de reciclagem, onde os alunos irão fazer o reaproveitamento de vários materiais, fazendo brinquedos e jogos onde auxiliará na aprendizagem da leitura e escrita.
  Objetivos Específicos.
  • Desenvolver a criatividade.
  • Desenvolver a coordenação motora e sua habilidade.
Fundamentação  teórica
 O lixo nosso de cada dia
Você já parou para pensar quanto lixo cada um de nós produz diariamente? E o volume de lixo produzido na sua rua, em seu bairro, ou em sua cidade, você sabe quanto é? Já imaginou qual o destino final de todo esse lixo? Você sabe para onde ele vai? Alguma vez você já se perguntou sobre as conseqüências negativas que o lixo produz ao meio ambiente?
           A maioria das pessoas não pára para pensar nessas coisas, pois muitos de nós não compreendemos muito bem esse assunto e alguns na verdade nem se importam tanto com todos os problemas que podem estar relacionados com o nosso lixo.
            O lixo que um bairro, uma cidade ou nação produz está intimamente ligado ao modo de vida de sua população. Por exemplo, cidades e países industrializados produzem grande quantidade de lixo inorgânico. Já nas nações em desenvolvimento, nas pequenas cidades do interior, nos povoados, assentamentos rurais e nas fazendas, grande parte do lixo produzido é de origem orgânica.
Para quem não se recorda vale lembrar que o lixo orgânico é aquele originado de quaisquer seres vivos, animais e vegetais, que são facilmente decompostos pela natureza. Restos de comida, restos de frutas e verduras, restos de plantas (folhas, galhos, pedaços de madeira, serragem etc.) são alguns exemplos de lixo orgânico. Por outro lado, o lixo inorgânico é aquele que resulta de produtos industrializados (plásticos, vidros, metais etc.), que, em geral, são de difícil decomposição pela natureza, mas que podem ser reciclado pelo homem.

            O  lixo que produzimos pode ser classificado em quatro grupos :
(1)           Lixo domiciliar, produzido nas residências, tais como restos de alimentos e sacolas plásticas;
(2)           Lixo comercial, produzido nos estabelecimentos comerciais como lojas, butiques, mercearias etc.;
 (3)   Lixo industrial, produzido nas indústrias, como por exemplo, restos de matérias-primas e subprodutos da produção; e
(4)  Lixo hospitalar, produzido os hospitais, postos de saúde, clínicas, laboratórios e farmácias.
            O entendimento dos tipos de lixo e suas classificações é importante, pois à cada um deles deve ser dado uma coleta e destinação diferenciadas.
Existem muitas formas de tratamento do lixo, entre as quais:

(a) aterro sanitário,
(b) incineração,
 (c) reciclagem
 (d) compostagem.
            O “ aterro sanitário” é a forma mais comum usada para destinar o lixo no solo. Ele consiste em espalhar e dispor o lixo em camadas cobertas com material inerte (em geral, terra e cascalho). Junto com essas medidas são construídos sistemas de drenagem para os gases (metano etc.) e líquidos (conhecido como chorume), de forma que não ocorra a poluição do meio ambiente.
            A “ incineração” consiste na queima controlada do lixo em fornos especialmente projetados para transformá-lo em cinzas. É um processo de desinfecção pelo calor, pelo vapor e pela água em elevadas temperaturas, sem a intervenção do trabalho manual. A incineração possui algumas desvantagens, tais como: alto custo de instalação e manutenção da usina de incineração; os gases emanados da queima do lixo são altamente poluentes; e para esse tido de tratamento há a necessidade de mão-de-obra qualificada.
            A “reciclagem” é a transformação do lixo em matéria-prima. As vantagens econômicas, sociais, sanitárias e ambientais da reciclagem são amplamente reconhecidas, sendo algumas delas: diminuição da quantidade de lixo a ser aterrado; economia de energia; e geração de empregos, através da criação de indústrias recicladoras.
A “compostagem” é o método de tratamento da parcela orgânica existente no lixo. O processo de compostagem consiste na transformação de restos de origem vegetal ou animal em adubo a ser utilizado na agricultura e jardinagem, sem ocasionar riscos ao meio ambiente. A compostagem possui várias vantagens, como por exemplo: aumento da vida útil do aterro sanitário; aproveitamento agrícola da matéria orgânica, a usina de compostagem pode ser artesanal, utilizando mão-de-obra e instalações de baixo custo; além de ser um processo ambientalmente seguro.


            Nenhuma dessas quatro formas de tratamento deve ser vista como algo milagroso, capaz de solucionar todos os problemas relacionados ao lixo.
Na escolha do modelo de gestão do lixo, todos os setores da sociedade devem participar. Nós não devemos deixar só a cargo da Prefeitura ou do Governo Estadual decidir qual será o destino do lixo que produzimos, pois a má gestão da coleta e destinação final do lixo afeta a todos indistintamente.
            A participação coletiva nas ações e trabalhos que envolvam políticas públicas como o tratamento do lixo é fundamental, mas, além disso, cada um de nós deve também estar disposto a contribuir individualmente através de pequenos gestos diários, tais como: não jogar lixo nas ruas, praças, praias e demais áreas públicas; não pichar monumentos, muros ou fachadas de residências e estabelecimentos comerciais; depositar o lixo somente nos locais indicados pela prefeitura. Essas são algumas pequenas ações que podem fazer grandes diferenças para nossa vida e para o meio ambiente.
Reciclar
Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificou os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra.
Importância e vantagens da reciclagem
A partir da década de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis aumentou significativamente, assim como a produção de lixo, principalmente nos países desenvolvidos. Muitos governos e ONGs estão cobrando de empresas posturas responsáveis: o crescimento econômico deve estar aliado à preservação do meio ambiente. Atividades como campanhas decoleta seletiva de lixo e reciclagem de alumínio e papel, já são comuns em várias partes do mundo.
No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção.
Um outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio já são uma boa realidade nos centros urbanos do Brasil.
Muitos materiais como, por exemplo, o alumínio pode ser reciclado com um nível de reaproveitamento de quase 100%. Derretido, ele retorna para as linhas de produção das indústrias de embalagens, reduzindo os custos para as empresas.
Muitas campanhas educativas têm despertado a atenção para o problema do lixo nas grandes cidades. Cada vez mais, os centros urbanos, com grande crescimento populacional, têm encontrado dificuldades em conseguir locais para instalarem depósitos de lixo. Portanto, a reciclagem apresenta-se como uma solução viável economicamente, além de ser ambientalmente correta. Nas escolas, muitos alunos são orientados pelos professores a separarem o lixo em suas residências. Outro dado interessante é que já é comum nos grandes condomínios a reciclagem do lixo. Símbolos da reciclagem por material .Assim como nas cidades, na zona rural a reciclagem também acontece. O lixo orgânico é utilizado na fabricação de adubo orgânico para ser utilizado na agricultura.
Como podemos observar, se o homem souber utilizar os recursos da natureza, poderemos ter, muito em breve, um mundo mais limpo e mais desenvolvido. Desta forma, poderemos conquistar o tão sonhado desenvolvimento sustentável do planeta.
Exemplos de Produtos Recicláveis
- Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requijão, etc), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro.
- Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel.
- Metal: latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumínio.
Plástico: potes de plástico, garrafas PET, sacos plásticos, embalagens e sacolas de supermercado.

Procedimentos Metodológicos:

  • Leitura de vários textos informativos: “Roda de conversas”.
  •  Ilustrar um ambiente não poluído.
  •  Ilustrar um ambiente poluído.
  •  Confecções de porta-retratos utilizando jornal em canudos e papelão.
  •  Visitar o local que imprensa o lixo coletado separadamente.
  •  Construir brinquedos de caixa de fósforos, creme dental, caixas de remédios.
  • Bichinho de sucata com cartela de ovos.
  • Convite para as mães.
  • Como fazer pufe com garrafa, papelão, fita transparente, barbante, espuma e tecido para acabamento.
  • Jogos de boliche.
  • Problemas usando as sequências dos jogos de adição e subtração na oralidade.
  • Sequênciar as latas de refrigerante em ordem numérica de 1 a 35. Até chegar o grupo vencedor (grupo de 6 pessoas).
  • Dobraduras: construção de flor com papel de bombom, balas, pirulito.
  • Construir bilboquê com garrafa, barbante, jornal, fita adesiva colorida e tesoura.

Recursos Materiais:
·         Tesoura,
·         Caixas de remédio,
·         Cola branca,
·         Cola quente,
·         Pistola de cola quente,
·         Barbante,
·         Latas,
·         Garrafas,
·         Jornais,
·         Caixas de papelão,
·         Caixas de fósforo,
·         Papel sulfite,
·         Lápis de cor,
·         Tinta guache,
·          Pincel.
·         Visita á associação dos catadores de lixo em campo verde.
·         Elaboração de questionário para trabalhar a oralidade das crianças;

  Recursos humanos:

·         Alunos,
·          Professores,
·          Mães
·          Coletores de material reciclado,
·         Artesãos.
Anexos 

VÍDEOS ASSISTIDOS 

Guto, um garoto de 07 anos, recebe a ajuda de sua anjinha da guarda para combater monstros comedores de lixo oriundos do planeta XYZ, que fica localizado em uma galáxia distante.



Blinky Bill é um ursinho travesso que vive com sua mãe e amigos na floresta. Um lugar alegre e divertido, onde eles podem cantar e dançar, curtindo a vida. A paz é quebrada quando dois madeireiros clandestinos invadem o terreno e cortam todas as árvores, destruindo suas casas. Triste e desolado, Blinky Bill põe o pé na estrada para viver uma emocionante aventura. No caminho conhece outros amiguinhos bem bacanas: a ursinha Nutsy, um risonho canguru, um coala trapalhão. Uma turminha que adora fazer uma bagunça.

VISITA Á COTRAMAR ( COOPERATIVA DE RECICLAGEM)




ATIVIDADES DE RECICLAGEM ....




Referência Bibliográfica:

·         www.ecoviver.com.br/  ( 22/07/10) 18:16
·         www.faced.ufba.br  (22/07/10) 18:25
·         Revistas do Professor Sassá
·         http://artesleca.blogspot.com
Avaliação:
A avaliação acontecerá mediante os trabalhos realizados no decorrer do projeto.

UNIDADE I - 1.7 ANÁLISE DE PROJETO

PROJETO - RECICLAGEM - ENCAIXE ESSA IDÉIA ..... 
Professora organizadora: Carla A. M. Lima
 Turma: 1° ano "C" 
Ano de 2010 


JUSTIFICATIVA 


Diante da imensa carga de sucata que são jogados aleatoriamente na natureza toneladas que empobrece cada vez o nosso planeta. Partindo dessa idéia o reaproveitamento vem mostrar que o lixo pode se, transformar, em brinquedos, objetos de forma prazerosa sem custo. Para tanto o principal objetivo é dar a cada criança oportunidade de desenvolver a sua habilidade motora, intelectual e social.


 OBJETIVO GERAL 


Compreender a importância do processo de reciclagem, onde os alunos irão fazer o reaproveitamento de vários materiais, fazendo brinquedos e jogos onde auxiliará na aprendizagem da leitura e escrita. Objetivos Específicos. Desenvolver a criatividade. Desenvolver a coordenação motora e sua habilidade.


 CONCLUSÃO 
Ao término deste projeto , percebi que as crianças estão mais envolvidas com a proteção ao meio ambiente...

UNIDADE I- 1.6 FICHA TÉCNICA

FICHA TÉCNICA DA AULA - PORTAL DO PROFESSOR 


ESCOLA MUNICIPAL SÃO LOURENÇO 


AUTORA : Maria Aparecida da Silva Estulano 


CO- AUTORA: CARLA APARECIDA DE MATTOS LIMA 


TEMA : INTERAGIR COM A NATUREZA SEM PREJUDICAR O MEIO AMBIENTE


 OBJETIVO: Compreender a importância do processo de reciclagem, onde os alunos irão fazer o reaproveitamento de vários materiais, fazendo brinquedos e jogos onde auxiliará na aprendizagem da leitura e escrita 


DURAÇÃO DAS ATIVIDADES : 3 aulas


 CONHECIMENTO PRÉVIOS TRABALHADOS PELO PROFESSOR COM O ALUNO: Conceito de Meio Ambiente


 ESTRATÉGIA DA AULA : ASSISTIR VÍDEOS , PASSEIOS , OFICINAS COM MATERIAIS RECICLÁVEIS TRANSFORMANDO-OS EM BRINQUEDOS ,REGISTROS EM FOTOS 


CULMINÂNCIA:PASSEATA JUNTO COM TODA A ESCOLA

UNIDADE I - 1.2 QUEM SOU EU COMO APRENDIZ E EDUCADORA?

QUEM SOU EU COMO ?

COMO APRENDIZ - posso dizer que não sou acomodada, pois sempre que entro em algum curso , ouço uma palavra que não conheço , tenho dúvida em algo , e por ai vai ... vou a procura sempre , e não existe  um instrumento melhor do que a internet... nunca deixo para depois quando me ocorre um desafio ,uma curiosidade , sempre procuro sanar minhas dúvidas e curiosidades .... 

COMO PROFESSORA - creio que sou uma professora com as mesmas características de aprendiz , pois sempre procuro coisas novas, maneiras diferentes de se dar uma aula , a interação com os alunos é fundamental , muitas vezes nos esquecemos que nossos alunos serão adultos um dia , nos esquecemos que eles também sabem se expressar , dar opiniões e sugestões....então é isso , gosto de sempre estar por dentro das noticias  e demais assuntos referentes aos conhecimentos dos meus alunos , e sempre demonstro a eles respeito e claro impondo as regrinhas , pois senão vira baderna mesmo....

UNIDADE I - EXPECTATIVA

EXPECTATIVA DO CURSO TICS /TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO 


NÃO VOU NEGAR , QUE QUANDO NOS DEPARAMOS COM O NOVO NOS ASSUSTAMOS UM POUCO , POIS BEM FIQUEI ASSIM NA METADE DO CURSO .... MAS NÃO HÁ NADA MELHOR DO QUE UM DIA ATRÁS DO OUTRO ..... AS COISAS SE ENCAIXAM E DÁ TUDO CERTO.... TÁ SENDO MUITO BOM APRENDER COISAS NOVAS....
CARLA LIMA /CLARA LIBE

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

UNIDADE I - 1.3 LADISLAU DOWBOR


ESTAMOS ENFRENTANDO UMA ONDA TECNOLÓGICA NESTE MILÊNIO ... É DIFÍCIL NÃO SE ENVOLVER COM TECNOLOGIA , ELA NOS RODEIA ....E AO ENTRAR EM UMA ESCOLA , PARECE QUE EXISTE UMA BARREIRA , POR UM LADO A  DE MUITOS EDUCADORES NÃO ESTAREM  PREPARADOS PARA A "TAL TECNOLOGIA" .... POR OUTRO LADO , OS COMPROMISSOS EDUCACIONAIS ,SUFOCAM OS PROFESSORES DE TAL FORMA QUE MUITAS VEZES ,CERTOS "APETRECHOS"TECNOLÓGICOS  DEIXAM DE SER USADOS .... TEMOS QUE TENTAR ORGANIZAR MAIS OS CONHECIMENTOS E A ESCOLA TEM QUE SER MENOS LECIONADORA .A REALIDADE EDUCACIONAL DO NOSSO PAIS TEM QUE MUDAR.
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